09/03/2020

PORTAL DITEC NO AR

- Fonte: ESA OAB SP

João E. Francisco - Pesquisador da ESA. Erik C. Gomes - Coordenador Acadêmico da ESA.

Bem-vindos ao DITEC - Direito, Inovação e Tecnologia, o site da Escola Superior da Advocacia da OAB-SP dedicado à análise semanal do impacto da tecnologia, nova ou nem tão nova assim, sobre a advocacia, os processos judiciais e sobre a resolução de conflitos em geral. Vez ou outra abordaremos também as mudanças que estamos vivenciando em sociedade e como a tecnologia pode modificar a forma como nos relacionamos e, em consequência, como se dá a regulação jurídica dessas relações.

No blog, procuraremos abordar esse tema sem mistificações e academicismos, de forma direta e, sempre que possível, simples, sem deixar de lado suas complexidades, nuances, e os riscos e oportunidades que consigamos antever. As plataformas de informação jurídica nos trazem diariamente notícias e artigos opinativos sobre o maravilhoso (ou horrendo para alguns) mundo novo da tecnologia no direito. Livros novos sobre isso são publicados todos os meses. Os tribunais adotam ferramentas de automatização de tarefas com velocidade crescente. O número de lawtechs e legaltechs já está na casa das centenas. E isso sem falar na criação de novas normas jurídicas, como o Marco Civil da Internet e a Lei Geral de Proteção de Dados.

A sensação de urgência, de estar ficando para trás, pode causar ansiedade ou desinteresse e nenhuma dessas alternativas é uma opção viável. Nosso papel é tentar ajudar o estudante e o profissional do direito a entender o que está se passando e desenvolver suas próprias interpretações e estratégias para lidar com esse fenômeno. Estamos de portas abertas, a casa é sua.